A gestão durante a execução de obras e instalações é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para concluir um projeto de forma efetiva e eficaz. O objetivo principal da gestão durante a obra e instalação é administrar simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais com formações e comportamentos diversificados. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados das obras com os objetivos do negócio – e assim melhor competir em seus mercados.
O gerenciamento é parte de qualquer obra, devendo ser compreendido como um investimento indispensável. Mesmo com os custos envolvidos na contratação do gerenciador, os ganhos são significativos: rapidez na conclusão dos prazos, segurança nas informações e confiança no suporte técnico são, com toda certeza, fatores que reduzem o estresse do cliente e justificam esse serviço.
Abaixo estão alguns dos serviços relacionados a gestão durante obra / instalação:
- Elaboração de planejamento de projetos e de instalações em relação a prazos e custos;
- Acompanhamento do planejamento, projeto, instalação e comissionamento de equipamentos de prevenção de perdas patrimoniais e utilidades;
- Medição de avanço físico-financeiro;
- Supervisão de campo na fase de instalação (obra) do sistema de prevenção e controle de incêndio e utilidades;
- Comissionamento dos sistemas de prevenção e combate a incêndio;
- Assistência ao “start-up”.
A gestão abrange desde o projeto básico até o comissionamento dos equipamentos de prevenção e proteção de perdas patrimoniais, com segurança e qualidade na busca de alternativas que agreguem valor, comprometimento com o cronograma e orçamento, sejam de novos empreendimentos ou instalações em operação.