Contate-nos
(19) 3327.5600

Varejo

São consideradas perdas no varejo toda e qualquer interferência negativa no resultado da empresa, gerando como consequência final a redução do lucro. O conceito de perdas na indústria de varejo não é novo, e médios e grandes grupos possuem equipes consideráveis buscando mitiga-las, seja evitando pequenos furtos, roubos de equipamentos de alto valor agregado, o consumo dentro de estabelecimentos, o vencimento da validade dos produtos, melhorando as manutenções de equipamentos que necessitam refrigeração, entre outros.

Com o aumento da competitividade e redução nos custos, esse conceito de perdas foi ampliado, e com a finalidade de buscar economias em outras áreas, como por exemplo na busca de melhores taxas de seguros, novos meios de evitar perdas foram estabelecidos. Com isso vários grupos estabeleceram Departamentos de Gestão de Riscos, que têm como principal objetivo conhecer e apontar todos os riscos internos e externos aos quais as empresas podem estar expostas. Riscos de incêndio, inundações, vendavais, entre outros afetam severamente unidades desses grupos e se eles não forem bem gerenciados, além das perdas causadas pelas franquias, esses grupos tem severos incrementos nas taxas de seguros.

Infelizmente sempre há notícias de incêndios no varejo ilustrando as páginas do jornal. Ter uma visão crítica e preventiva em torno da questão, sem dúvida evita perdas tangíveis e intangíveis. Riscos e perdas de qualquer natureza começam a ser evitados ainda no início de um projeto, com avaliações de lay-outs, correto uso de materiais de construção, plano de distribuição de mercadorias, instalações elétricas, possíveis ampliações etc. Quando esses aspectos são levados em consideração e uma correta classificação do risco é realizada ainda durante o projeto, escolhas por sistemas adequados de prevenção e controle de perdas, como incêndio, são feitas gerando menores custos por vários anos. Ressaltamos ainda que sistemas de prevenção e combate a incêndio, como qualquer outro sistema, necessitam de funcionários capacitados e treinamento passa a ser outro aspecto de extrema relevância.

Entendemos que o segmento varejista ainda tem dificuldades em aplicar todos os conceitos de uma adequada Gestão de Riscos. Portanto, caso empresas venham enfrentar situações adversas, elas têm que estar preparadas para controlar os eventos com segurança, pois, na maioria das vezes, o pânico dos clientes que tentam se salvar faz mais vítimas que o próprio evento, proteger a imagem e retornar as operações dentro do menor prazo possível. A Pelacani Gestão de Riscos e Engenharia é profunda conhecedora de grande parte dos riscos que afetam a indústria do varejo, e portanto possuímos soluções integradas para melhor gerenciá-los e com isso reduzir custos a curto, médio e longo prazo.